top of page

SANTAS DE ROCA

Espetáculo , 60’’| Publico alvo: maior de 12

Uma boneca solitária com olhos de santa leva o público numa viagem a descoberta de um mundo feminino, feito de procissões e proibições, de festas e amizades. Um olhar sobre as mulheres entre hoje e ontem. Tudo começa com uma estranha procissão pelas ruas da cidade, que encontra o seu santuário no teatro. No início as palavras são ditas suavemente, como na igreja, palavras de diferentes gerações sobrepõem-se, até se tornarem dança, a música invade o espaço, e a vitalidade das mulheres toma conta do teatro. Uma performance que leva o público para dentro de um universo feminino onde tudo se transforma e nada é o que parece.

​

 

Práticas de mediação e participação da comunidade:

​

O processo criativo começou com uma série de workshops para um grande grupo de mulheres, um espaço onde, a par do trabalho do corpo e de voz, havia conversas e partilhas.  A partir destes encontros desenvolvemos a dramaturgia da peça. Cinco destas mulheres tornaram-se parte do elenco fixo do espectáculo.

O espectáculo começa com uma procissão composta por um grande grupo de pessoas locais que atravessa as ruas da cidade e convida a população para o teatro.

​

Video Teaser

​

santas de roca.jpg

 Ficha artística

Conceção e direção: Costanza Givone
Co-criação e interpretação: Inês Tarouca e Rafaela Salvador
Co-criação e interpretação comunidade: Isabel Lobo, Maria do Céu Calçada, Mariana Ganaipo, Maria João Rodolfo, Sofia Frazão
Participação especial : Catarina Pereira
Assistência: João Vladimiro
Musica: João Aguardela
Sonoplastia: Rui Gato
Desenho de luz: Rui Alves
Figurinos: Marta Félix
Objectos: João Calixto
Colaboradores construção: Nuno Tomaz, João Alberto Nogueira
Produção executiva : Marta Felix
Fotos: João Vladimiro, Manuel Moreira
 
uma Produção Artemrede Teatros Associados

Agradecimentos: Aida Costa, Ana Cristina, c.e.m. centro em movimento, Emilia Vieira, Ezequiel Pereira, Herminia, Margarida Cadete Matos, Maria José Coelho, Miguel Carvalho, Nuria Duarte, Fatima Abreu, Fosso de Orquestra – associação,  Teuc, Samuel Beckett, Associação Megafone, Hermelinda Sousa, Manuel Ruas Moreira, Ricardo Vaz Trindade, Teatro da Garagem, Daniel Orm, Maria Emília Lobo, ETER, Maria Julia Vaz, Madalena Victorino, Bloco de Esquerda- Coimbra, Retrosaria Achilles.
 

bottom of page